[sem_destaque]-200[/sem_destaque]Com dificuldade em ter o perfil de crédito aprovado pelas financeiras, mais de 270 mil pessoas acessam o simulador do IQ para encontrar o empréstimo com base nas informações pessoais e, desta forma, conseguir o retorno financeiro com as melhores condições
O número de pessoas em busca de um empréstimo cresce exponencialmente no Brasil. Em razão da crise econômica, o financiamento tem sido uma das alternativas pelos brasileiros para pagar contas ou dívidas, reformar a casa, comprar ou consertar bens, pagar um tratamento de saúde ou, até mesmo, ajudar familiares e amigos em situação financeira mais difícil.
Estudo realizado pela unidade de pesquisas do IQ, startup do grupo Red Ventures, revela qual é o público que mais procura essa saída para reequilibrar as finanças. Com base nas simulações realizadas em sites especializados, que permite ao usuário encontrar, de forma ágil e segura, a melhor alternativa com base nas suas informações pessoais, 47% das buscas foram feitas por assalariados; 34% por autônomos; 8% por funcionários públicos; 7% por aposentados e 3% por desempregados. O levantamento foi realizado com base nas respostas de 270 mil pessoas, entre maio de 2017 e novembro deste ano.
Os três principais motivos encontrados pela pesquisa para o usuário pedir um empréstimo são o pagamento de dívidas (48%), a abertura de novos negócios (17%) e a reformar do imóvel (10%). Em relação ao perfil, o índice de negativados em busca de empréstimos representa 49% do total de acessos. O público que lidera esse perfil de negativados são os aposentados ou desempregados, com 59%, seguido pelos funcionários públicos, com 56%, e autônomos, com 48% (porcentagem referente a cada público).
PRINCIPAIS JUSTIFICATIVAS PARA SOLICITAR EMPRÉSTIMOS:
NOVOS NEGÓCIOS
Quem lidera os pedidos de dinheiro para abertura de novos negócios são os autônomos com 29% e desempregados com 15%.
SAÚDE E AJUDA A FAMILIARES
12% dos pedidos para tratamento médico e 7% das solicitações com justificativa de ajudar outras pessoas são de idosos.
COMPRAS E CONSERTOS
11% dos militares pedem recursos para comprar algo ou realizar algum conserto.
Ao entrar na plataforma especializada, o usuário preenche um formulário simples e sem burocracias, que explica de forma bastante didática quais dados são importantes para ele encontrar a melhor opção de financiamento. Assim, o sistema faz uma análise e indica, imediatamente, o melhor local para realizar o empréstimo. É importante ressaltar que a ferramenta não faz o empréstimo, ela apenas recomenda o melhor produto de acordo com perfil financeiro da pessoa, que é direcionada para o site da melhor opção entre as instituições financeiras.
O CEO do IQ esclarece que empréstimos podem ser boas opções sim, basta encontrar o produto ideal para ter a aprovação da financeira. “Na contramão do que muitos pensam, solicitar um empréstimo não precisa ser uma ação burocrática ou penosa. Se utilizado da maneira correta, o recurso ajuda na reorganização e no planejamento de uma vida financeira saudável. Além da nossa ferramenta mostrar a melhor opção de empréstimo com base no perfil e nas necessidades do usuário, ajudamos na aprovação. A ferramenta direciona para o cliente apenas os financiamentos com maiores chances de aprovação com base nas informações que ele nos concedeu”.
MEDO DE DAR INFORMAÇÕES ONLINE AINDA É GRANDE
Quando perguntados se autorizam conectar a conta bancária para a avaliação do crédito, 69% das pessoas que acessam a plataforma não permitem - apenas 31% concordam. Mas Rocha explica por que é importante liberar a informação da conta bancária: “Perguntas como ‘aceita conceder acesso para sua internet banking’ podem aumentar as chances de a pessoa ser aprovada. Esse tipo de informação é totalmente segura, pois é somente uma leitura dos dados. As informações pessoais são mantidas em sigilo”.
Aproveite e confira as opções de crédito disponíveis para você no Chat abaixo.
[chat_online][/chat_online]
Receba as notícias antes dos demais Assinantes!
Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas