Vale a pena ter seguro residencial para apartamento?

0/50 ratings
folder_openSeguro

Vale a pena ter seguro residencial para apartamento?

[sem_destaque]-200[/sem_destaque]

 

Provavelmente sua dúvida sobre contratar ou não o seguro residencial para um apartamento é por acreditar que os riscos são mais baixos em relação a roubos e furtos por conta da segurança que há nos condomínios. Então, vamos conhecer melhor esse tipo de seguro para assim decidir sobre a necessidade de contratação.

O seguro residencial oferece cobertura de danos a imóveis residenciais individuais, e se aplica tanto à estrutura física do imóvel quanto ao conteúdo em algumas modelos. As coberturas básicas incluem normalmente proteção contra incêndio, queda de raio e explosão. Entretanto, os  planos também oferecem outras coberturas adicionais, sendo: danos elétricos, desmoronamento, despesas emergenciais, quebra de vidros, vendaval, roubo e furto, entre outros. Em troca dessa proteção o segurado desembolsa um valor, conhecido como prêmio, e a companhia seguradora assume o risco de indenizar o segurado na hipótese da ocorrência de um sinistro.

Outro ponto a se considerar é: o apartamento é próprio ou alugado? Quitado ou financiado?

No caso de quem apartamento financiado existe um tipo de seguro habitacional emposto pela instituição financeira a fim de proteger futuros prejuízos que a mesma possa ter. Um exemplo é a finalidade de quitar a dívida do financiamento em caso de morte ou invalidez permanente do mutuário, visto que o imóvel pertence ao banco até a quitação do contrato, ao mesmo tempo também protege o patrimônio da família no caso de incapacidade do mutuário honrar o pagamento.

Então se o imóvel for financiado, é importante verificar as coberturas do seu seguro habitacional para dimensionar as coberturas do residencial.

No caso de apartamento alugado, alguns contratos exigem a contratação do seguro residencial pelo inquilino, no ato da locação. Mesmo que não seja obrigatório, o inquilino pode contratar o seguro residencial por sua conta, assegurando apenas o conteúdo do imóvel.

As seguradoras em sua maioria oferecem diversas assistências como atrativos para seus clientes, proporcionando comodidades e economia. Os mais comuns são: manutenção no imóvel, parte elétrica e encanamento, assistência em caso de emergências, hospedagem em caso de imprevistos que impeçam a permanência no imóvel etc.

Enfim, é importante não confundir o seguro residencial do apartamento com o seguro de condomínio, pois por lei é obrigatório que edifícios possuam seguro de condomínio, que ofereça, no mínimo, proteção contra incêndio ou destruição, parcial ou total.

Portanto, ao buscar um seguro residencial, é fundamental avaliar os valores referentes a cada cobertura na contratação. Uma leitura atenta dos documentos, pode evitar dores de cabeça quando algum problema ocorrer.

[vc_single_image source=”external_link” alignment=”center” css_animation=”bounceIn” custom_src=”https://blogdosrsiape.com/wp-content/themes/blogsiape/img/icon_notifications.jpg”]

Receba as notícias antes dos demais Assinantes!

Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas

Receba as notícias antes dos demais Assinantes!

Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas

Receba as notícias antes dos demais Assinantes!

Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas

Essa matéria foi relevante? Vote !

0/50 ratings

Publicações Relacionadas

Deixe seu Comentário

Faça como mais de 100.000 Assinantes

Click em mim e tenha Acesso às Plataformas Digitais com Produtos Exclusivos para Servidores Federais

Menu