Mesmo que você não entenda muito de plantas, visitar um jardim botânico nas férias vai te deixar impressionado. Com milhares de espécies diferentes de flora e fauna, os jardins dão uma pausa nas atrações tradicionais e na selva de pedra.
Confira nossa lista jardins botânicos imperdíveis no mundo todo.
Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Brasil
Com fontes cobertas de musgo, trechos de densa floresta tropical e lagos com lírios d´água, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro é notavelmente tropical. Fundado em 1808 pelo imperador brasileiro, abriga 6.500 espécies de flora exótica (incluindo 600 espécies de orquídeas), além de borboletas tropicais, 20 espécies de beija-flores e macacos. Localizado no sopé do Corcovado, sobre ele você verá a estátua do Cristo Redentor que de lá do alto olha para o jardim.
Jardins Botânicos de Kew, Reino Unido
Os Jardins Botânicos de Kew possuem a maior coleção de plantas vivas do mundo. Entre no clima aquecido da Temperate House, a maior estufa vitoriana do mundo, ou da Bonsai House, cujas árvores datam de 150 anos. Há 131 hectares de paisagens a explorar, com passarelas sobre as copas das árvores, muitas estufas e o Orangery Restaurant, situado em um edifício do século XVIII. O Kew está aberto o ano todo; no verão os visitantes podem assistir a exibições de filmes e a shows ao ar livre, e no Natal uma trilha festiva abre o caminho através dos jardins iluminados.
Jardim Botânico do Brooklyn, EUA
No famoso bairro industrial de Nova York, o Brooklyn, você pode se surpreender ao encontrar um dos melhores jardins botânicos do mundo. Com 21 hectares, o Jardim Botânico do Brooklyn é o paraíso da horticultura; alguns dos pontos favoritos incluem os diversos tipos de rosas e o perfume que invade o ar no Cranford Rose Garden, o Jardim Japonês, o Steinhardt Conservatory, que abriga diversos pavilhões de climas variados, além da galeria de arte.
Jardim Botânico de Chicago, EUA
O Jardim Botânico de Chicago se estende por 9 ilhas do Cook County Forest Preserves. Dividido em 27 jardins – o Waterfall Garden, o English Oak Meadow, o Heritage Garden, e muitos mais – são 155 hectares de área verde. A principal obra de arte é a coleção de bonsai, com 185 espécimes diferentes espalhados pelo Jardim Japonês, que se estende por 3 ilhas separadas.
Kirstenbosch National Botanical Garden, África do Sul
A África do Sul é conhecida por suas belas flores silvestres, então, qual o melhor lugar para apreciar a natureza senão no extraordinário cenário de vegetação nativa da Cidade do Cabo? Com a imprevisível Montanha da Mesa de cume plano como pano de fundo, você pode explorar 7000 espécies nativas no Kirstenbosch National Botanical Garden. Essa fantástica coleção inclui arbustos fynbos e canforeiros que florescem na primavera, um Jardim Perfumado, um Jardim Medicinal e o Botanical Society Conservatory. No verão, os shows ao pôr do sol também acontecem nas noites de domingo, de dezembro até o final de março.
Jardim Botânico de Singapura, Singapura
Abrigando 20.000 orquídeas divididas por ‘zonas de cor’, lagos cintilantes, macacos selvagens, cágados, um jardim da evolução e muita floresta tropical – o Jardim Botânico de Singapura é conhecido por ser um dos melhores do mundo. Fundado em 1859 e declarado recentemente como Patrimônio Mundial da UNESCO, é uma parte histórica da cidade, onde você pode passar vários dias apreciando os 74 hectares da flora e fauna tropicais. Em meio aos 6 hectares dos seus próprios jardins históricos, o Shangri-La Singapore também está a uma curta caminhada do Jardim Botânico de Singapura.
Fonte: Booking