Que tal conhecer lugares inspiradores, por onde passaram fantásticos mestres da literatura?
A equipe da Regent Seven Seas Cruises fez uma curadoria entre os inúmeros passeios em terra oferecidos nos portos de parada de seus cruzeiros, e listou abaixo alguns que vão levar fãs de literatura para os ambientes de criação de suas obras favoritas. Confira!
Ezra Pound e Hans Christian Andersen – Portofino / Aldeia Sestri Levante (Itália)
Situada em uma enseada estreita, esta pequena cidade deve sua popularidade ao belo cenário e ao clima agradável, e é considerada um dos mais belos portos do Mediterrâneo. Em um curto passeio de barco, o hóspede chega a Sestri Levante, uma encantadora aldeia costeira que exala literatura: ela inspirou escritores como Ezra Pound e Hans Christian Andersen. Foi o autor dinamarquês quem nomeou a baía da aldeia como Baía das Fábulas, e é lá que acontece o Andersen Festival – o mais importante festival italiano dedicado aos contos de fadas e teatro em espaços não convencionais.
Pablo Neruda – Valparaíso, Chile
Valparaíso é conhecida em todo o mundo devido à sua impressionante arquitetura, além de estar presente na literatura, mencionada em livros mundialmente famosos como Moby Dick, de Herman Melville. Mas foi o famoso poeta Pablo Neruda quem teve uma relação extremamente próxima com a cidade. A Regent tem em seu menu de passeios em terra, partindo de Santiago, uma visita a “La Sebastiana”, imóvel onde morou o escritor chileno nos anos 1960 e que oferece uma das melhores vistas panorâmicas da cidade. Atualmente, funciona como museu e centro cultural, recebendo exposições, palestras, oficinas e saraus. Além disso, abriga um grande acervo de objetos que pertenceram ao poeta.
George Bernard Shaw, William Butler Yeats e James Joyce – Dublin, Irlanda
Fundada como um assentamento viking, Dublin é a capital e maior cidade da Irlanda, além de um importante centro cultural europeu, local de nascimento de muitas e proeminentes figuras do mundo da literatura , incluindo George Bernard Shaw, William Butler Yeats e James Joyce. No revolucionário Ulisses (1922), Joyce utilizou a cidade como palco para contar um dia na vida do personagem Leopold Bloom. Em um passeio personalizável, o viajante pode visitar pontos icônicos citados no clássico livro, como a Martello Tower (onde se localiza o Museu James Joyce), o Pub Davy Byrnes, o Cemitério Glasnevin, o Correio Westland Row, a farmácia Sweny, entre muitos outros.
Ernest Hemingway, Honoré de Balzac, John dos Passos, o casal F. Scott e Zelda Fitzgerald, T. S. Eliot, William Faulkner – Paris, França
Quer mais literatura? Ernest Hemingway, Honoré de Balzac, Victor Hugo, John dos Passos, o casal F. Scott e Zelda Fitzgerald, T. S. Eliot, William Faulkner entre tantos outros escritores e artistas, moraram e tiveram Paris como cenário e inspiração para suas obras. Com tantas histórias e referências, o melhor que a companhia poderia fazer era proporcionar a oportunidade de o viajante agir como um flâneur profissional, e escolher os pontos mais interessantes a serem visitados a pé – um motorista particular faz o traslado do navio para o centro da cidade e depois de volta.
Friedrich Nietzsche – Sorrento/Capri, Itália
Fonte de inspiração para Charles Dickens, o poeta britânico George Byron, o russo Leon Tolstoi e, em especial, para o filólogo, filósofo e escritor alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche, Sorrento é, certamente, uma das cidades mais bonitas do mundo, construída em uma encosta com vistas e paisagens deslumbrantes. Entre a cidade e a ilha de Capri, Nietzsche escreveu e viveu experiências que se encontram em pelo menos três de suas mais importantes obras: Humano, Demasiado Humano; Assim Falou Zaratustra; e Além do Bem e do Mal. É literatura na veia!
Agora não temos desculpa para não viajar, certo? Eu vou correndo comprar meu pacote através do site de viagem mais completo do Brasil: Sua Viagem no Click
Desejamos uma excelente terça-feira à todos!
Boa viagem 😉
Fonte: Revista Hype