[sem_destaque]-200[/sem_destaque]
Com suas belezas naturais e diversidade de biomas, o Brasil tem um grande potencial como destino para os interessados em ecoturismo. A Organização Mundial do Turismo (OMT) aponta que, enquanto o turismo no geral avança 7,5% ao ano, a prática de ecoturismo cresce 20%. Só no Brasil, cerca de um milhão de viajantes optam pela modalidade, gerando um faturamento de US$ 70 milhões. Alinhado a essa tendência, o Bondinho Pão de Açúcar lançou recentemente o Tour Ecológico, uma experiência focada em ecoturismo e na conservação da Mata Atlântica.
Situado em uma unidade de conservação ambiental, o Bondinho Pão de Açúcar é a única atração turística do mundo certificada pelo Rótulo Ecológico ABNT, título que possui desde 2012 e que reconhece as diversas iniciativas do parque em sustentabilidade. Nesse novo passeio, o público faz uma imersão pela exuberante natureza do parque, que possui a extensão de 91,5 hectares da Mata Atlântica: uma das florestas mais biodiversas do mundo.
Tour Ecológico agrega contato com a natureza ao passeio de Bondinho
Além do charmoso passeio de teleférico, enquanto o grupo caminha por lindas paisagens, o monitor instiga o visitante a experimentar as sensações de estar em meio à natureza e conhecer diversas espécies nativas da Mata Atlântica, podendo avistar animais como Tiê-sangue, Tucano-do-bico-preto, Jacu, Teiú, abelhas Mandaçaia, mico-estrela e muitos outros. Na Via Verde, uma passarela na altura da copa das árvores, o público conhece a Árvore dos Desejos, onde a conexão com a floresta é ainda mais intensa.
O Tour mostra com detalhes a importância de algumas espécies de plantas e animais para a conservação do ecossistema. Na chegada ao Pão de Açúcar, os turistas apreciam a vista do Rio e passeiam pelo Bosque do Pão de Açúcar – em contato direto com a floresta, onde conhecem mais espécies de plantas nativas do bioma, como a Aroeira, Quaresmeira, Pitanga, Embaúba, Paineira, entre outras.
Durante o passeio, os turistas recebem dicas de boas práticas para sua rotina e como contribuir para um futuro mais sustentável e conhecem ainda detalhes sobre os projetos de conservação ambiental do parque e as iniciativas sustentáveis desenvolvidas pelo Bondinho, como por exemplo, a transformação do lixo em matéria prima e adubo e geração de energia renovável.
Horário: 10h
Dias: De terça a sábado
Fonte: Panrotas
Receba as notícias antes dos demais Assinantes!
Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas