San Pedro e o Deserto do Atacama

5/51 rating
folder_openAmérica do Sul, Viagens Internacionais

San Pedro e o Deserto do Atacama

O Deserto do Atacama é um destino espetacular e vai além de dunas de areia.

O Deserto do Atacama, considerado o deserto mais seco do mundo, tem cerca de 105.000 km, e localizado no Chile. Ao contrário do que muita gente pensa, esse deserto tem paisagens que reservam cenários surpreendentes, justamente por ir muito além do que pensamos sobre “deserto”.

Lagos a 4.000 metros de altitude, formações rochosas esculpidas pelo vento, vida selvagem, superfícies que se assemelham com a da lua, lagos em que não se afunda, curiosos vilarejos, sítios arqueológicos e deserto de sal…

Um espetáculo sem precedentes

Com um céu de tirar o fôlego, seja de dia, quando um azul intenso toma conta, seja de noite, quando milhares de estrelas protagonizam o espetáculo. O Atacama é palco de paisagens incríveis e muito variadas.

Quem esperaria encontrar no meio do deserto mais alto e árido do mundo um lago de águas cristalinas, cheio de flamingos? Pois no Atacama isso é possível e existe.

A explicação é que uma área do deserto, chamada Salar de Atacama, tem um microclima diferente e permitiu que todas essas curiosas formações fossem possíveis. Até chuva tem nessa área, algo praticamente inexistente em um deserto como o Atacama.

Onde ficar: San Pedro de Atacama

O principal ponto para explorar o deserto é San Pedro de Atacama, a 2.450 metros de altitude e a cerca de 100 km de Calama (onde está o aeroporto mais próximo).

San Pedro, ou simplesmente SPA, é um local pacato e muito rústico; suas ruas são de terra, a iluminação noturna é mínima e as construções são todas de adobe (um tipo de tijolo de terra bastante utilizado). Embora todo esse ambiente rústico pudesse transparecer precariedade, na verdade não é.

A simplicidade faz parte do estilo de vida local e a vila tem bastante estrutura. Alguns dos melhores hotéis do Chile estão aqui e quem pensa que irá comer mal durante a viagem, está muito errado…

Gastronomia

SPA é praticamente um oásis gastronômico no meio do deserto, tem uma boa variedade de restaurantes, com bons chefs e pratos cheios de qualidade.

Em San Pedro você encontrará ótimos restaurantes, que são uma excelente para ir, principalmente, durante a noite. Os restaurantes da vila têm um ar descontraído, perfeitos para tomar um drink e experimentar um pouco da culinária chilena.

Uma coisa bem legal dos restaurantes em San Pedro é que, muitas vezes eles oferecem um cardápio por preço fixo que inclui entrada, prato principal e sobremesa. Normalmente esse tipo de cardápio é oferecido no almoço.

Opções de lazer em San Pedro

Passeando pela rua “Calle Caracoles”, será fácil perceber as inúmeras agências, cada uma oferecendo um tipo de passeio.

Ative o espírito aventureiro e prepare o coração para emoções fortes, as belezas desse lugar são surpreendentes e, sem esforço algum, irão conquistar você!

A umidade baixa e a altitude elevada não desanimam os turistas que visitam a cidade, mas é preciso dar tempo para o corpo se aclimatar e não exagerar nas atividades.

Dica

  • Beba bastante água durante a viagem e evite comer carne vermelha e tomar álcool no dia anterior a um passeio que visite locais de grande altitude. Fazer refeições leves ajuda a evitar o mal estar em grandes altitudes.

San Pedro de Atacama não é daqueles destinos com dezenas de opções para curtir a noite, mas há, opções legais para se divertir. A vila tem restaurantes, bares e festas, principalmente no verão.

Para quem não é fã de curtir a noite, uma boa pedida é fazer um tour astronômico, que acontece sempre pela noite e permite aos visitantes conhecer mais a fundo sobre estrelas e constelações.

Algumas leis em San Pedro de Atacama

  • Se você quiser pedir uma bebida alcoólica em um restaurante, deverá pedir também algo para comer para acompanhar.
  • Festas são proibidas, por isso, acontece as festas clandestinas. Estas fazem muito sucesso em San Pedro e são consideradas uma das melhores opções da noite.

O Atacama reserva belezas naturais incríveis e o melhor local para utilizar como base para explorar essas belezas é San Pedro de Atacama.

Passeios em San Pedro de Atacama

Podemos dizer que são quatro os passeios básicos no Atacama: Valle de La Luna + Valle de La Muerte, Laguna Cejar, Geysers Del Tatio e Lagunas Altiplanicas. Esses quatro passeios são lindos, muito tradicionais, e fazem paradas em diferentes pontos.

Outro passeio não tão popular, mas que é lindo é o passeio que leva ao Salar de Tara. Local com formações rochosas muito curiosas e uma lagoa belíssima, onde se pode ver flamingos e a nascente de água doce!

O ritmo da viagem pode ser cansativo dependendo da programação que se organiza. Os passeios costumam ter duração de meio dia.

Próximo à praça da cidade você poderá visitar a Igreja de San Pedro e o Museu Arqueológico Gustavo Le Paige. Além do museu, outro passeio cultural bacana é Pukará de Quitor, um sítio arqueológico que fica a 3 km de SPA.

Receba as notícias antes dos demais Assinantes!

Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas

Receba as notícias antes dos demais Assinantes!

Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas

Essa matéria foi relevante? Vote !

5/51 rating

Publicações Relacionadas

Deixe seu Comentário

Faça como mais de 100.000 Assinantes

Click em mim e tenha Acesso às Plataformas Digitais com Produtos Exclusivos para Servidores Federais

Menu