[sem_destaque]-200[/sem_destaque]
Alter do Chão vem ganhando o coração dos turistas com sua beleza inigualável, principalmente nos períodos de estiagem.
As intensidades do verde amazônico juntamente com os rios de águas doces são apenas mais um dos pontos apaixonantes deste local. Mesmo não sendo parte do litoral são mais de 100 km de praias.
Toda essa beleza encontra-se as margens do Rio Tapajós e Rio Arapiuns. Sendo parte da cidade de Santarém a pequena vila é a mais procurada quando o assunto é aproveitar.
A vila de Alter do Chão
A vila possui apenas 6 mil habitantes, entretanto isso não interfere em uma boa infraestrutura turística do local. Existe uma diversidade de pousadas, passeios e restaurantes para você aproveitar.
Leia também: Lençóis Maranhenses e suas lagoas espetaculares
Para chegar a Alter do Chão basta pegar um voo até a o aeroporto de Santarém e prosseguir por estrada de carro ou mesmo de ônibus, sendo de fácil acesso.
Ao viajar para este paraíso não se esqueça de deixar o celular sempre com bateria para poder eternizar seus momentos e cenários magníficos com muitas fotos.
Com areias branquinhas as praias que fazem parte de um conjunto paradisíaco magnifico a beira do rio. Entretanto, essa rara beleza só acontece no período de seca.
As praias mais movimentadas oferecem opções de quiosques ou mesmo restaurantes para você aproveitar.
O local perfeito para descanso
Caso esteja buscando um destino para descansar e obter um maravilhoso contato com a natureza, estará no lugar certo. Durante sua viagem dedique-se a realizar passeios que vão as outras praias, igarapés e dentre outras opções.
De acordo com sua data da viagem a possibilidade de encontrar paisagens totalmente diferentes é grande. Nesta região, existem estações bem marcantes sendo os períodos de chuvas e de seca.
O melhor período para conhecer as praias de rio é no chamado verão amazônico conhecido como temporada de seca que vai de agosto a dezembro.
No entanto, se você busca passeios de barco em meio à vegetação amazônica, o melhor período é no inverno amazônico, temporada das chuvas de janeiro a julho.
Valerá viajar durante quaisquer dos períodos, já que serão paisagens bem distintas.
Alta temporada: Verão amazônico
A alta temporada é marcada pelos meses com poucas chuvas e também é quando o volume de águas dos rios diminui e as praias surgem.
Leia também: Mistura de cidade histórica e modernidade – Aracaju
Conhecido como verão amazônico, o período de agosto a dezembro garante um clima estável, muitas praias e entardeceres estonteantes.
Conforme a temporada de seca avança, as praias surgem com maior intensidade, mudando ainda mais o cenário.
Na alta temporada, os hotéis costumam ter valores mais altos e a vila de Alter fica mais movimentada. Apesar do número de visitantes, as praias dificilmente ficaram cheias.
Baixa temporada: inverno amazônico
A baixa temporada corresponde à temporada de chuvas. Sendo principalmente nos meses de fevereiro a junho, conhecido como inverno amazônico.
As praias desaparecem, restando apenas algumas raras faixas de areia para os turistas. Entretanto, é exatamente nesse período que igarapés, florestas e canais estão repletos de água e muita vida.
Desta forma, a paisagem se transforma quase que completamente permitindo passeios espetaculares em meio ao ambiente amazônico. Nesta época muitos moradores consideram o período mais bonito e tranquilo na região.
Receba as notícias antes dos demais Assinantes!
Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas